Rio, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A partir de janeiro, todos os órgãos de Segurança Pública do país estarão recebendo gratuitamente o software Terra Crime, que permitirá traçar o mapa da criminalidade no Brasil. A informação foi dada hoje pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, depois do lançamento do sistema, durante a quinta reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, nesta capital.
O sistema, que já existe há mais de 30 anos nos Estados Unidos e na Europa, foi desenvolvido no Brasil pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação da Casa Civil da Presidência da República. A partir da análise dos boletins de ocorrências policiais, o software permitirá o monitoramento espacial e o controle da criminalidade em ambiente urbano.
Cada ocorrência de crime aparece como um ponto na tela e o sistema vai desenhando manchas coloridas que variam de acordo com as estatísticas de criminalidade. Os dados ainda podem ser organizados por critérios como hora, dia e meses, facilitando o planejamento das políticas de segurança pública.
"Essa é uma das muitas ferramentas que o governo federal pretende colocar a serviço da luta contra o crime, que é 'transestadual' e até transnacional. Por isso, a luta contra a lavagem de dinheiro, a luta da inteligência e da informação contra as quadrilhas que assolam o país tem que ser feita assim", explicou o ministro.