Ministério da Educação lança o TV Escola Digital Interativa

15/12/2003 - 17h41

Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Educação lançou hoje o programa TV Escola Digital Interativa que permitirá a professores e alunos da rede pública acesso a dados, textos, tabelas, questionários e ilustrações pela televisão. E o melhor, podendo responder questionários apenas com o uso do controle remoto ou de um teclado.

A idéia do governo é melhorar as técnicas de ensino dos professores das comunidades mais carentes e distantes do Brasil. Com o sistema de tecnologia digital, o professor poderá ter acesso a cursos, fazer provas e receber material didático sobre diferentes temas. Além disso, poderá enviar sugestões e realizar consultas junto ao Ministério da Educação.

A tecnologia digital desenvolvida no programa é genuinamente brasileira. Para promover a interatividade, os técnicos do Ministério criaram um receptor digital. O aparelho recebe os dados e os transforma, apresentando-os de maneira interativa na televisão. O receptor digital tem capacidade de armazenar informações por até uma semana, em um disco rígido. Ele permite ainda que o professor grave texto ou ilustração desejada em um cd-room.

As informações são transmitidas para o receptor via satélite. Não é necessário computador ou acesso a internet. Para o ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, que participou do lançamento, a nova tecnologia vai "reduzir o tempo para as possibilidades de mudanças".

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, destacou que a nova tecnologia é um passo importante para a inclusão social no país. "A exclusão vai ser resolvida através da educação. A desigualdade é produzida pela diferença na educação. A igualdade na educação não vai ser conseguida tendo um prédio igual em cada cidade. Agora, ter uma televisão com acesso as coisas do mundo inteiro em cada escola. Isso é possível e a gente vai fazer", disse o ministro.

O sistema já está sendo colocado em prática em 18 escolas públicas situadas em sete estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. Na primeira etapa de trabalho, as 50 mil escolas que já recebem o TV Escola vão ter prioridade.

A expectativa do ministro Cristovam Buarque é que no próximo ano todos os municípios tenham acesso à tecnologia. E em quatro anos, todas as 180 mil escolas públicas de ensino básico sejam atendidas. Ele acrescentou que pretende apresentar o sistema para outros países de língua portuguesa.