Lula e Bush conversam por telefone por 15 minutos

15/12/2003 - 15h46

Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que a prisão do ex-ditador Saddam Hussein é um fato importante que pode contribuir para uma na nova fase de transição democrática no Iraque. O presidente Lula recebeu um telefonema de Bush às 10h30 de hoje. Os dois presidentes conversaram por 15 minutos.

A iniciativa do telefonema partiu do presidente americano, que queria cumprimentar o presidente Lula pelos êxitos nacionais e internacionais do seu primeiro ano de governo, informou o porta-voz da Presidência, André Singer.

Durante a conversa, segundo Singer, os dois presidentes trocaram impressões sobre a América do Sul, Oriente Médio e as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Lula reafirmou a Bush o compromisso do governo brasileiro no fortalecimento do processo democrático do continente.

Sobre o Oriente Médio, o presidente Lula fez comentários de sua recente viagem. Ele disse a Bush que tratou de temas comerciais e também que expressou aos dirigentes árabes que encontrou, as preocupações do Brasil com a paz no Oriente Médio. O presidente americano, segundo André Singer, disse a Lula que considerou positiva a iniciativa brasileira e diz compartilhar da mesma preocupação da paz naquela região.

André Singer disse ainda que os dois presidentes analisaram também o andamento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Lula e Bush constataram que a despeito das diferenças existentes, as negociações têm avançado positivamente.

Ao final do telefonema, os dois presidentes trocaram cumprimentos de bom Natal e feliz Ano Novo, e combinaram de se reencontrar na Cúpula Extraordinária das Américas, que será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro na cidade de Monterey, no México.