Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O laboratório Bristol-Myers Squibb está convocando um recall para um lote do medicamento Coumadin 1mg comprimidos (anti-coagulante de uso prolongado), fabricado em 2003. Os consumidores que tiverem comprado medicamento fabricado no lote 146080 devem comparecer aos distribuidores Bristol Myers para substituir os frascos adquiridos.
O serviço de atendimento ao consumidor da indústria foi informado que foi encontrado um comprimido de 5mg (cor pêssego) em um frasco de comprimidos de 1mg (rosa). Em conseqüência, pode haver uma aplicação inadequada do produto.
Ao tomar conhecimento da falha na fabricação do medicamento, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) orientou a empresa sobre a necessidade de informar, nas peças de comunicação do recall, o risco a que o consumidor estaria submetido em virtude da superdosagem e qual a orientação para aqueles que adquiriram o lote especificado. O DPDC deve agora analisar e acompanhar o plano de chamamento, para checar a eficácia do recall, observando as normas pertinentes estabelecidas em lei.
Segundo informações veiculadas pela empresa, "para pacientes que utilizam Coumadin 1mg, a eventual tomada de um comprimido de 5mg poderia causar reações adversas decorrentes de superdosagem, como sangramentos anormais, por exemplo: sangramentos nasais, sangramento das gengivas, aumento de fluxo menstrual e urina ou fezes vermelhas".
Todavia a empresa adverte que "Coumadin é um medicamento de uso contínuo, portanto seu tratamento não deve ser interrompido, pois poderia ocorrer aumento na formação de coágulos e trombose. Em caso de dúvida, consulte seu médico".
O DPDC informa que os consumidores que possuírem os referidos produtos, cuja numeração do lote esteja inserido na presente campanha, devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Bristol-Myers Squibb Farmacêutica Ltda, telefone 0800-160160, para procederem a efetiva troca e o recolhimento do lote afetado.
As informações são do Ministério da Justiça.