Gilberto Gil participa no Rio do Seminário Cultura para Todos

15/12/2003 - 11h31

Rio, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou hoje de manhã da abertura do último dia dos trabalhos do Seminário Cultura para Todos, promovido por sua pasta, no auditório do SESC de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo Gil, a parceria com o Sesc-Rio é uma excelente oportunidade para desenvolver o potencial cultural da região, que é tão próxima da capital, mas carente de políticas nessa área.

Desde último sábado, produtores, novos artistas e representantes da comunidade discutem e alinhavam as propostas para a implementação de estímulos para a produção cultural na Baixada Fluminense. O documento final - a Carta da Baixada - será anunciado no final da tarde.

As propostas serão avaliadas por uma comissão e no prazo de seis meses será definida uma nova política de incentivo cultural para a região, que contemplará as áreas de artes cênicas e visuais, música, literatura, museus e culturas populares, beneficiando cerca de 3,5 milhões de habitantes de 13 cidades.

O seminário é um desdobramento da série de encontros realizados em vários pontos do país, para promover ações mais transparentes e descentralizadas. O ministro Gilberto Gil destacou que, em 2004, o projeto atingirá mais de 30 cidades brasileiras.