Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Embratur, ao longo de 2003, efetuou investimentos de R$ 32,5 milhões, sendo que R$ 10,5 milhões na captação, promoção e participação em eventos internacionais e aproximadamente R$ 22 milhões para a formação da imagem turística do Brasil no exterior.
No primeiro semestre a empresa fechou uma parceria com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), o que gerou uma maior captação de turistas estrangeiros e melhor aproveitamento de espaços de cargas nas aeronaves. Com isso, outras companhias aéreas de Portugal, Chile, Argentina e outros países passaram a oferecer e ampliar rotas para o Brasil. De acordo com informações da Embratur, já existe pelo menos 15 novos vôos para o Brasil, gerados após articulações.
O número de desembarques de vôos internacionais regulares no Brasil, de janeiro a setembro deste ano, aumentou 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 3.864.049 desembarques em 2003 contra 3.430.748 no ano passado. Em análise realizada pela Embratur, o volume é maior se considerar apenas os vôos não regulares, como os charters. Em 2003, o aumento foi de 35,7%.
Recife foi a cidade que teve maior aumento. Apenas em vôos charters, apresentou um crescimento de 219,8%. Em 2002 recebia 1.645 passageiros. Comparando-se com mesmo período de 2002, o aumento foi de 3.615 passageiros. A cidade recebeu 5.620 passageiros em 2003. Cidades como Natal e Maceió também tiveram um aumento em 2003, de 72,3% e 25,6% respectivamente.
Outro avanço é a participação da Embratur em feiras e eventos internacionais, que saltou de 15 para 30. Além disso, houve a possibilidade da participação de workshops. O maior deles foi em Portugal, que reuniu mais de 120 empresários brasileiros e cerca de 320 operadores e agentes portugueses. Além das feiras, até o final do ano 11 novos produtos turísticos brasileiros serão disponibilizados no mercado internacional, em feiras e ações promocionais.
Em janeiro de 2004, por meio de uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), será realizada trimestralmente uma sondagem conjuntural da indústria do turismo no Brasil.