Brasileiros surpreendem em competições no gelo

15/12/2003 - 7h21

Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O brasileiro Renato Mizoguchi continua surpreendendo na Copa das Nações de Luge, um trenó para um ou dois atletas que desce na pista podendo atingir a velocidade de 130km/h. Depois do nono lugar em Calgary, da semana passada, Mizoguchi ficou na oitava posição na etapa de Salt Lake City, nos Estados Unidos, com o tempo de 47s687, atingindo a velocidade de 125,962 km/h. Foi a melhor colocação do brasileiro em sua carreira e o levou ao sétimo lugar geral do ranking, à frente de competidores de países com muito mais tradição em esportes de gelo. A vitória em Salt Lak City foi do sueco Bengt Walden, que marcou 46s687. No ranking geral, a liderança é do italiano Patrick Schwienbacher, segundo em Salt Lak City.

"Não consigo acreditar em tudo o que está acontecendo comigo, estou entre os dez melhores da Copa das Nações", disse Mizoguchi. Além de menos experiência do que seus concorrentes, o brasileiro ainda compete com material antigo. "Meu trenó tem oito anos de uso e mesmo assim melhorei meu tempo em relação ao ano passado. Estou a apenas 1,5s dos melhores do mundo. Tenho de agradecer muito o apoio da Confederação Brasileira de Desportes de Gelo e do COB", disse Mizoguchi.

Quem também vem mostrando evolução é o gaúcho Emilio Strapasson, que compete no Skeleton, trenó para apenas uma pessoa, que desce os 1.500m da pista podendo alcançar até 130km/h. Em sua primeira temporada internacional, o brasileiro ficou em 28o lugar na etapa de Calgary da Copa América de Skeleton, entre 40 competidores. Foi a melhor colocação entre os iniciantes e Strapasson superou atletas de países como Grã-Bretanha, Nova Zelândia, México e Austrália. Com este resultado o Brasil passou a ocupar a quinta colocação no ranking.

As informações são da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo