Brasil e Cuba saem na frente no Pan-Americano de Xadrez

15/12/2003 - 7h14

Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cuba e Brasil confirmaram o favoritismo e saíram na frente do Campeonato Pan-Americano de Xadrez, ontem, no Rio de Janeiro. Com uma equipe toda formada por quatro Grandes Mestres Internacionais (GMIs), Cuba ganhou os quatro jogos contra o Equador e assumiu a ponta da competição com quatro pontos. O Brasil, liderado pelo GMI Henrique Mecking, o Mequinho, venceu duas partidas e empatou outras duas. Cada vitória vale um ponto, enquanto no empate cada equipe marca meio ponto.

Primeiro tabuleiro do Brasil, Mequinho, jogando com as brancas, enfrentou Luis Vera, de 13 anos. O brasileiro dominou a partida desde o início e chegou à vitória em cerca de quatro horas, elogiando o adversário, que na véspera, junto com os demais integrantes a jovem equipe paraguaia, demonstrara grande admiração pelo GMI brasileiro. Durante o coquetel de abertura, os quatro paraguaios fizeram questão de conversar demoradamente com Mequinho. "Sempre fui superior, mas encontrei mais dificuldades do que eu esperava", disse Mequinho.

A outra vitória brasileira foi conseguida pelo Mestre Internacional (MI) Everaldo Matssura, que superou Jorge Soza. Os MIs Cícero Braga e Eduardo Lemp empataram respectivamente com Edgard Espinoza e Jorge Vera, irmão de Luis.

A segunda rodada do Pan acontece nesta segunda-feira, a partir das 14h. O Brasil enfrenta a Bolívia, enquanto Cuba terá o Paraguai pela frente. A Bolívia confirmou a inscrição, mas ainda não chegou. Caso não se apresente, o Brasil vencerá por WO.

As informações são do Pan-Americano de Xadrez