Jornalistas lançam amanhã livro sobre o novo perfil das comunidades carentes do interior do país

14/12/2003 - 7h34

Brasília, 14/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O livro "Nova Geografia da Fome", do jornalista Xico Sá e do fotógrafo Ubirajara Dettmar, será lançado amanhã (15), em um café da manhã organizado pela organização não-governamental Apoio Fome Zero, com empresários parceiros e apoiadores do Programa Fome Zero. O encontro será às 8 horas, no Novotel Center Norte, localizado na Avenida Zaki Narchi, 500, em São Paulo, e contará com a presença do ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano da Silva.

Durante quase quatro meses, Xico Sá e Dettmar percorreram dez estados – o Nordeste inteiro e os vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. Seguindo o mesmo roteiro do programa Fome Zero, eles retrataram, de forma realista, o semi-árido e a rotina de brasileiros que passam fome. O maior exemplo, segundo Xico Sá, é a cidade de Guaribas, no Piauí, onde foi implantado o projeto piloto do Fome Zero. "A cidade-laboratório do programa federal, no dizer dos próprios moradores, passou a fazer parte do mapa de janeiro para cá. Ganhou água tratada, alfabetização para adultos, casas populares, mercado público, rádio comunitária, estudos e planejamento estratégico feito por uma equipe do governo estadual", diz o jornalista.

"A síntese da mudança pode ser vista no rosto das mulheres. Com tempo de sobra, elas motivaram a abertura do primeiro salão de beleza na cidade em maio. Esse tempo foi ganho com a água mais perto de casa e os R$ 50 que permitem acordar com o juízo menos atordoado", ilustra Xico Sá. O benefício às famílias está associado também à alfabetização de adultos, melhoria dos indicadores de saúde, construção de cisternas e casas populares e ao apoio à agricultura familiar, entre outros. As fotos e os textos do livro renderam uma exposição no Palácio do Planalto, em outubro, que agora percorre outras capitais brasileiras.