Fórum da Mesorregião do Araripe reunirá Piauí, Ceará e Pernambuco

14/12/2003 - 7h34

Brasília, 14/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, instalará, na próxima terça-feira (16), na cidade cearense de Crato, o Fórum da Mesorregião do Araripe. Integrada por 88 municípios do sul do Ceará, do oeste de Pernambuco e do sudeste do Piauí, essa mesorregião, com uma população de 1,5 milhão de habitantes, é uma das 14 identificadas pelo Ministério da Integração Nacional e nas quais os governos federal, estaduais e municipais atuam na articulação e na dinamização de programas e projetos sociais e econômicos.

A Mesorregião Chapada do Araripe é um espaço geográfico com características comuns e com forte identidade cultural, econômica, social e ambiental conformada pela Chapada do Araripe, na confluência dos Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Por essas características e pelo baixo grau de desenvolvimento, foi selecionada, como as outras 13 em várias regiões do país, para uma ação concentrada do Ministério da Integração Nacional.

A Secretaria de Programas Regionais (SPR), responsável pelo programa das mesorregioões no Ministério, em conjunto com a equipe coordenadora do fórum, constituída de professores e técnicos da Universidade Federal do Cariri e da Fundação Araripe, preparou três seminários - no Ceará, no Piauí e em Pernambuco. Serão seminários que abrirão espaço para a discussão em diversas áreas temáticas, apresentando as principais características e problemas que influenciam a vida social, cultural, econômica e ambiental da mesorregião.

O primeiro seminário, no Crato, lançará as bases para a constituição e formalização do fórum mesorregional, como lugar apropriado para promover a integração das políticas públicas no âmbito do território dos três estados nordestinos.

A cerimônia de lançamento do Fórum da Mesorregião do Araripe terá início às 10h, no auditório do Pasárgada Parque Hotel. Após a cerimônia, às 11 horas, será assinado convênio entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado do Ceará para apoio ao arranjo produtivo da ovinocaprinocultura. À tarde, a partir das 13h45, serão apresentados dois painéis de debates sobre os programas estaduais de desenvolvimento regional e sobre o papel do Fórum Mesorregião da Chapada do Araripe na articulação e na cooperação do desenvolvimento regional. Os participantes do seminário de lançamento do Fórum debaterão, às 17 horas, o papel das associações municipais na cooperação para o desenvolvimento local e regional.