Brasília, 14/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A comissão externa do Congresso encarregada de acompanhar a situação dos brasileiros presos nos Estados Unidos viaja no dia 3 de janeiro àquele país, para buscar 1.500 pessoas que respondem a processos na Justiça ou aguardam extradição para o Brasil.
O deputado João Magno (PT-MG), integrante da comissão, informou que o objetivo era viajar antes do Natal, mas a votação das reformas adiou a viagem por duas vezes. "Nós lamentamos muito. Nossa idéia era trazer esse pessoal todo para o Natal, mas nós tivemos que atender ao critério da maioria da população primeiramente, votando as reformas. Comunicamos aos familiares, no entanto, que está praticamente garantida uma solução ainda no mês de janeiro".
Segundo o deputado, os presos virão num vôo fretado e custeado pelo governo americano. As pessoas detidas nos Estados Unidos entraram no país sem a documentação adequada e hoje, dos 1.500 brasileiros irregulares, 900 estão nas cadeias americanas. Participam da Comissão Externa além do deputado João Magno, o deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE) e os senadores Hélio Costa (-MG) e Bispo Crivela (PL-RJ).
Informações da Agência Câmara.