Reformas adiam viagem de parlamentares aos Estados Unidos

04/12/2003 - 17h38

Adiada viagem de parlamentares que vão tentar trazer brasileiros dos Estados Unidos
Brasília, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Ficou para a semana que vem a viagem de um grupo de parlamentares para os Estados Unidos, para tentar repatriar 329 brasileiros que estão presos naquela país por tentarem entrar ilegalmente em território norte-americano. O adiamento ocorreu a pedido do líder do Governo no Senado, senador Aloizio Mercadante, ressaltando que a presença, especialmente dos senadores da delegação, é fundamental para a votação das reformas das tributária e da pPrevidência na próxima terça-feira no Senado.

Integram o grupo do Congresso que viajará para os Estados Unidos os senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Marcelo Crivela (PL-RJ) e os deputados João Magno (PT-MG) e Inácio Arruda (PC do B/CE). A comitiva visitará os estados do Texas e do Arizona.

Segundo o senador Hélio Costa, 3.691 brasileiros foram detidos nos últimos dois anos e 922 continuam presos nos Estados Unidos por tentarem entrar ilegalmente no país. Desse total, 329 já foram ouvidos pela Justiça norte-americana e já podem ser repatriados, de acordo com entendimento entre os governos dos dois países. Ele informou ainda que um brasileiro está há três anos preso pelo mesmo motivo, mas até agora não conseguiu ser liberado para voltar para o Brasil. Entre os presos estão mineiros, paraenses, goianos, cariocas e paulistas.

O senador Hélio Costa destacou que desde os atentados de 11 de setembro de 2001 o governo norte-americano passou a ser mais rigoroso no controle de entrada de estrangeiros naquele país. "É preciso se fazer uma campanha de esclarecimento aos brasileiros para alertá-los sobre as dificuldades de acesso aos Estados Unidos e as graves conseqüências que podem sofrer se forem pegos tentando entrar no país de forma ilegal", alertou o senador mineiro.