Murilo Ramos
Enviado especial ao Oriente Médio
Beirute (Líbano) – O presidente Luiz Inacio Lula da Silva desembarcou hoje no Líbano, segunda etapa da viagem que faz ao Oriente Médio. Ele manteve encontros com o primeiro-ministro e presidente do país. Assinou acordos nas áreas de educação, meio ambiente, turismo e educação.
Mas o grande foco da escala no Líbano tem enfoque empresarial. Pelas ruas da capital Beirute, é possível observar o potencial da região. Ao contrário da Síria, o Libano é aberto a investimentos
estrangeiros. Produtos americanos e europeus são vistos por todos os cantos. Companhias internacionais como Mc'Donalds, Burger King e a farmacêutica Roche, por exemplo, operam no país, além de grandes bancos internacionais.
A restauração do centro da capital também é vista como oportunidade de negócio. Minada por sucessivas guerras, a cidade aos poucos ostenta construções arquitetônicas típicas de primeiro mundo. O representante da Câmara de Comércio Árabe-Brasil (CCAB), Mustapha Abdouni, afirma que as chances comerciais são grandes. "O povo brasileiro goza de grande prestígio aqui. E a simpatia pode ajudar a vender", diz.
Amanhã, Lula participa de seminário de negócios que buscam, justamente, aumentar o intercâmbio comercial entre os dois países