pauta

04/12/2003 - 17h25

Brasília, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Brasília irá sediar encontro para a criação de uma política de educação e saúde. O encontro será realizado pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), com apoio do Ministério da Saúde nos dias 5 e 6 deste mês.

No encontro, a figura da parteira e da benzedeira, entre outros, serão restaurados para participar da construção de uma política nacional de educação popular e saúde. Serão cerca de 250 representantes de movimentos sociais, pesquisadores e profissionais de saúde.

A proposta da Aneps é possibilitar a construção de uma política pública a partir da troca de experiências e de possíveis cooperações ente movimentos, práticas populares de saúde, universidades e serviço público de saúde no âmbito estadual e federal.

A Aneps procurou reunir diversas "culturas do Brasil" para trocar experiências locais em educação e saúde. Entre os grupos com atuação na área rural estarão presentes parteiras tradicionais, educadores do MST, índios do Amazonas com experiência em alfabetização e remanescentes de comunidades quilombolas do Pará. Da área urbana estarão representados os homossexuais, os movimentos de arte e cultura do Ceará e lideranças comunitárias do Rio de Janeiro.