pauta

04/12/2003 - 18h09

Rio, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABR) - Uma aula prática que dará continuidade ao discurso teórico sobre ecologia e ecossistema levará 20 alunos do curso "Agente Ambiental" da Escola de Pesca Estadual Ascânio de Faria, vinculada à Secretaria estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, a uma viagem de traineira pelas ilhas e mangues da Baía de Guanabara, no próximo dia 8. O passeio terá duração de duas horas e inclui visitas às ilhas de Jurubaíba, Braço Forte, Sol, Relógio e Itaóca.
Na avaliação do secretário Christino Áureo, o aprendizado teórico se torna mais eficiente com este tipo de ação. . "Aquilo que temos oportunidade de presenciar na prática fica registrado de maneira muito mais efetiva na mente de quem está aprendendo, além do que a preservação ambiental é a certeza da manutenção não só da vida de seres humanos e animais, mas também da manutenção das condições de produtividade da pesca para o futuro", ressaltou.
Segundo informação da assessoria de imprensa da secretaria, esta é a primeira vez que os alunos têm aula prática na Baía. A viagem possibilitará a chance de identificarem nas praias, ilhas e manguezais todo o ecossistema local, contribuindo para a formação de multiplicadores de informação e também de preservadores ambientais, afirmaram os assessores. (Alana Gandra)