Brasília, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Uma força-tarefa vai atuar no enfrentamento a grupos de extermínio na divisa dos estados da Paraíba e de Pernambuco. A criação da
força-tarefa foi discutida hoje com representantes dos governos dos dois estados e da Polícia Federal. Este foi um dos compromissos assumidos pelo governo federal, em setembro deste ano, por ocasião da visita da relatora das Nações Unidas para Execuções Sumárias e Extrajudiciais, Asma Jahangir, ao Brasil.
Durante a visita de Asma Jahangir ao Brasil, o agricultor Flávio Manoel da Silva, uma das principais testemunhas da ação desses grupos, foi assassinado a tiros em Pedras de Fogo (PB), poucos dias depois de ter prestado depoimento à relatora. Em 1999, Silva havia sobrevivido a outro atentado, que o deixou paraplégico.
Participaram da reunião o secretário especial dos Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, e o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, além de representantes do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública e da Superintendência da Polícia Federal dos dois estados.