Brasília, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil deverá sediar o próximo Telefood em junho de 2004, mas a cidade ainda não foi definida. O Telefood é um programa das Nações Unidas que convida artistas para a realização de megashows e que já beneficiou mais de mil programas em setenta países. A renda é toda investida em pequenas ações de erradicação da fome, como hortas comunitárias.
O Comitê Nacional de Coordenação do Concerto Mundial Contra a Fome – Telefood, presidido pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), se reuniu pela primeira vez, hoje à tarde, para discutir detalhes do concerto. O assessor especial da Presidência da República, Frei Betto, e o representante da FAO no Brasil, José Tubino, entre outros que compõem o comitê, participaram do encontro.
O representante da FAO afirma que o Fome Zero deve participar do programa, mas o modo como isso se dará também ainda não está certo. Na ocasião, José Tubino elogiou o Fome Zero. "É um programa difícil, complexo. O Brasil é um país enorme, o problema é muito grande, mas nós achamos que estão sendo dados passos fundamentais para a erradicação da fome no Brasil", afirmou. Nos próximos três anos, a FAO irá investir R$ 6 milhões no programa brasileiro, conforme acordo assinado pelo ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, durante conferência da FAO, em Roma.
A transmissão do Telefood será feita pela Rede Globo de Televisão e retransmitida via satélite para outros países. A lista dos artistas nacionais e internacionais que irão participar não está definida, e eles ainda podem se candidatar. Os espectadores poderão fazer contribuições pelo telefone. Gilberto Gil, que participou como músico no ano passado de um desses concertos, na Jamaica, é Embaixador de Boa Vontade da FAO.