Dirceu diz que é compromisso do governo localizar corpos de desaparecidos políticos

04/12/2003 - 14h42

Brasília, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou hoje que localizar os restos mortais dos desaparecidos políticos durante o regime militar é compromisso do governo Luiz Inácio Lula da Silva. "Somos devedores a vocês, àqueles que morreram, que foram assassinados, e àqueles que estão desaparecidos. Nós ainda não terminamos o nosso trabalho até recuperarmos a memória e principalmente os restos mortais de todos aqueles que estão hoje desaparecidos. É um compromisso de vida e um compromisso do governo do presidente Lula", garantiu José Dirceu, ao discursar durante sessão solene na Câmara em homenagem a 107 advogados criminalistas que atuaram nas auditorias militares da Justiça Militar Federal nas décadas de 60 e 70, durante a ditadura militar.

Ex-preso político, Dirceu destacou a importância do trabalho desses profissionais. "Só quem esteve preso sabe o que significa o advogado. A voz, o calor humano, o braço forte, a presença. Só quem viveu a solidão, a angústia, a tristeza, a incerteza da prisão é que sabe o que significa esse braço forte e essa coragem que vocês nos transmitiam".

Ainda estiveram presentes à sessão solene o presidente da Câmara, João Paulo Cunha; o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, o presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato, entre outros.