Comércio do Rio registra variação negativa de preços em novembro

04/12/2003 - 11h25

Rio, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O índice de Preços do Comércio Varejista Amplo (IPCV-Amplo), que mede a inflação no comércio da cidade, registrou variação negativa em novembro de 0,21%. De acordo com pesquisa coordenada pelo Instituto Fecomércio-RJ, o resultado de novembro comprova a tendência de queda nos preços dos produtos verificada em outubro, quando o IPCV-Amplo apresentou variação positiva de apenas 0,04%. Já o Índice de Preços do Comércio Varejista (IPCV) do município do Rio também apresentou queda de 0,20% em novembro, contra uma alta de 0,17% no mês anterior.

Os produtos que mais contribuíram para a queda dos índices foram vagem, chuchu, sabão em barra e cenoura.

O IPCV-Amplo, que reflete o comportamento dos preços de sete grupos de produtos consumidos por famílias com rendimento mensal de até 40 salários mínimos, acumula um aumento de 8,77% em 12 meses. No IPCV, que apura o comportamento dos preços dos produtos consumidos por famílias que possuem rendimento mensal de até oito salários mínimos, o acumulado ficou um pouco maior: 9,97%.

Para Luiz Roberto Cunha, diretor do Instituto Fecomércio, o recebimento do 13º salário e a liberação das linhas especiais de crédito, inclusive com o desconto em folha de pagamento, foram os fatores que mais contribuíram para a queda dos preços no comercio varejista.

Para a apuração do IPCV-Amplo e do IPCV são coletados mensalmente 37.840 preços, de 1.892 produtos, em 720 pontos comerciais da cidade.