Brasília, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A decisão dos Estados Unidos de retirar a sobretaxa das importações de aço, anunciada hoje pelo presidente George W. Bush, foi comemorada pelo setor produtivo brasileiro. A medida era esperada há vários meses. "Trata-se de uma vitória do Brasil. Uma vitória do livre comércio e esperamos que isso represente um concreto avanço no redesenho da ordem comercial mundial", afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.
Ele destacou também que outros passos podem ser dados buscando o avanço nas relações comerciais. O presidente da CNI observou ainda que a suspensão das tarifas especiais à importação de aço, medida que contempla o setor de aço no Brasil, provocará a fixação de "tarifas mais justas e equilibradas para os fluxos de comércio com outros países".
Bush impôs há 20 meses as sobretaxas sobre a importação de aço, com grandes prejuízos às siderúrgicas brasileiras, para proteger a indústria norte-americana.