São Paulo, 4/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um trabalho conjunto da Secretaria da Fazenda e Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) resultou hoje na apreensão de cerca de 15 mil sacos com produtos eletrônicos, brinquedos, tênis, relógios e Cds que eram comercializados na Galeria Pagé, na região da rua 25 de Março, no centro da cidade. A chamada "Operação Cacique", que começou de manhã, contou com a participação de 200 policiais civis e 360 auditores.
Segundo o delegado tributário Clóvis Cabrera, a operação de repressão ao comércio clandestino foi positiva devido à parceria da Secretaria da Fazenda com o Deic. Ele informou que cerca de 90 % dos produtos apreendidos nas 170 lojas da galeria chegam ao país através de contrabando, sem guia de importação ou nota fiscal, ou são falsificados.
Na operação, cerca de 300 pessoas, entre proprietários e funcionários de lojas, foram encaminhadas ao Deic para prestar esclarecimentos sobre a origem dos produtos.