Ministro quer ouvir população sobre mudança nos planos de saúde

30/11/2003 - 7h49

Porto Alegre - O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou no Rio Grande do Sul, que a Agência Nacional de Saúde (ANS) está realizando consulta pública para saber a opinião da população sobre a proposta de mudança nos planos de saúde, a partir de 1º de janeiro de 2004, quando entrará em vigor o Estatuto do Idoso. Segundo ele, o governo pretende publicar resolução até 30 de dezembro, estabelecendo que os planos de saúde não poderão reajustar os valores para idosos a partir dos 60 anos. O ministro disse ainda, que o governo federal já normalizou os repasses do SUS para os hospitais, após o atraso provocado pela unificação do cadastro, e anunciou a criação de linha direta com os hospitais para resolver eventuais problemas.

Humberto Costa, participou na última sexta (28) , da integração do Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre à Rede Nacional Samu , criada pelo ministério. Ele disse que governo federal vai repassar R$ 160 mil por mês, a partir de dezembro, para melhorias na infra-estrutura do Serviço de Emergência. Segundo o ministro, o número de ambulâncias será ampliado de 9 para 16 em fevereiro. "O exemplo de Porto Alegre fez a diferença e o trabalho aqui é tão bom que o Ministério quer levá-lo a todo o país", destacou Humberto Costa.

Segundo o prefeito João Verle, o reconhecimento do trabalho do Samu serviu como referência na implementação da política nacional de atendimento pré-hospitalar às urgências. Ele afirmou que depois da criação do serviço pelo Ministério da Saúde, as internações e mortes por afogamento, queda, acidente de trânsito, entre outros, e emergências clínicas como infartos, derrames e até mesmo partos, diminuíram de maneira significativa.

Inaugurado, em novembro de 1995, o SAMU de Porto Alegre presta atendimento pré-hospitalar móvel para a população. O serviço conta com uma equipe de 137 funcionários, sendo 17 telefonistas que trabalham na central de regulação e nove equipes que se dirigem ao local da chamada. Diariamente, o serviço recebe 1.800 chamadas telefônicas em média, sendo 160 de pedidos de socorro à saúde.