Judô amplia lista de convocados para seleção à Olimpíada

26/11/2003 - 10h01

Brasília, 26/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Após avaliação de seu departamento técnico, a Confederação Brasileira de Judô ampliou a lista de convocados para a terceira etapa do processo seletivo que apontará os classificados para a final da seletiva olímpica, que por sua vez determinará a seleção brasileira nas categorias que participarão dos Jogos de Atenas 2004. A competição que indicará o líder do ranking nacional em cada categoria de peso (e, portanto, qualificado para disputar a seletiva contra o titular da equipe permanente) será realizada domingo (30), a partir das 10h, no Clube Paulistano (SP).

Respeitando o mesmo critério adotado pelo Circuito Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a comissão técnica da CBJ convocou para esta terceira etapa oito atletas em cada peso. A primeira competição que valeu pontos para o ranking nacional foi o Circuito Brasil Olímpico em Poços de Caldas (masculino) e em São Paulo (feminino) e o Troféu Brasil Interclubes, em Belo Horizonte, em novembro. Em caso de empate após a disputa no final de semana, será levado em conta o número de medalhas de ouro, prata e bronze em cada uma das competições válidas para o ranking. Apenas em duas categorias (meio-leve e meio-pesado feminino) não há necessidade de disputa, já que Catia Maia e Claudirene Cesar estão matematicamente classificadas para a final contra Fabiane Hukuda e Edinanci Silva, respectivamente.

As finais da seletiva olímpica entre o primeiro do ranking brasileiro e o titular da equipe olímpica permanente serão disputadas em melhor de três combates, em três dias de disputas entre eles, a começar por 21 de dezembro, no Rio de Janeiro. A segunda etapa será em Ipatinga (MG), em março, e a terceira, em abril, ainda não tem local definido.

O Brasil já garantiu a participação em nove categorias em Atenas 2004: leve, meio-médio e meio-pesado feminino; meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado masculino. As demais dependem de pontuação no próximo Campeonato Pan-Americano Sênior, na Venezuela, de 21 a 25 de abril, para se classificar para as Olimpíadas. De acordo com o ranking da União Pan-Americana de Judô, têm vaga para os Jogos os três primeiros países no feminino e os seis melhores no masculino.

As informações são da Confederação Brasileira de Judô.