Imunização contra aftosa atinge mais de 93% do rebanho bovino no Rio

26/11/2003 - 10h56

Rio, 26/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 93% do rebanho bovino, no estado do Rio, foram imunizados durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação e Erradicação da Febre Aftosa. O resultado foi divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, e reafirma a condição fluminense de "Área Livre de Aftosa com Vacinação", título concedido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), que permite atender os mercados brasileiros e internacionais, com o fornecimento de material genético bovino e de carne.

Nesta segunda fase da campanha, grande parte dos municípios fluminenses conseguiu vacinar mais de 98% do rebanho. Na média, foram imunizados 93,31%, que correspondem a 1.826.786 das 1.950.722 cabeças existentes no estado.

A campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de março e setembro, quando além da vacinação contra a doença são realizadas também ações para a conscientização dos pecuaristas sobre a importância da imunização dos rebanhos.