Rio, 6/11/2003 (Agência Brasil - ABr) – A primeira campanha publicitária do Tesouro Nacional, iniciada em agosto deste ano, conseguiu dobrar o volume de vendas de títulos e o número de cadastrados no Programa Tesouro Direto, lançado pelo órgão federal em janeiro de 2002 para negociação de títulos via internet. O coordenador geral da Dívida Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Valle, revelou que o órgão está vendendo hoje em torno de 33,5 milhões de títulos por mês, contra o volume de 18 milhões observado até agosto. Devido à campanha, o número de investidores cadastrados também subiu, de 13 mil para 18 mil. "A propaganda tem dado resultado", afirmou o coordenador.
Segundo Paulo Valle, o principal objetivo do Programa Tesouro Direto é democratizar o acesso e aumentar a transparência. "Só ver o cidadão discutindo títulos públicos aumenta a transparência, o entendimento de como funciona a dívida pública e para que funciona a dívida pública", disse.
Valle destacou outra meta não menos importante do programa que é a ampliação da base de investidores, explicando que "quanto maior a base de investidores, melhor para o emissor porque tem menor risco e menor custo".
O coordenador não quis fazer comentários sobre a proposta de capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Afirmou que o assunto está sendo discutido pelo secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, com o presidente do banco, Carlos Lessa, adiantando que ainda não existe nada definido.
Paulo Valle deu as declarações hoje, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Ele representou o secretário do Tesouro, Joaquim Levy, no XIII Congresso Nacional das Corretoras de Valores & Mercadorias.
Alana Gandra