São Paulo 31/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - As crianças são o novo público que a Caixa Econômica Federal quer ganhar. Para isso, foi lançada hoje uma campanha publicitária destinada a mostrar aos futuros clientes, a importância de poupar e evitar o desperdício. O objetivo, segundo a Caixa, é rejuvenescer a base de clientes, ampliando a participação da caderneta de poupança no mercado financeiro, principalmente, nos grandes centros urbanos. A expectativa é de que a campanha atraia 500 mil novas poupanças por mês.
Segundo o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, além da capitalização, a campanha, que tem teor educativo, visa a conscientizar as crianças para a necessidade de economizar os recursos naturais. "Poupar é poupar tudo o que for possível para a melhoria das condições de vida e para assegurar o futuro das novas gerações", disse Mattoso. Atualmente, a Caixa tem 23,4 milhões de contas-poupança ativas, com um saldo de R$ 43,07 bilhões. Dessas, cerca de 900 mil têm titulares com idades entre zero e 15 anos e a maioria, 4,4 milhões, pertence a pessoas na faixa etária de 30 a 40 anos.
A campanha pretende mostrar que a poupança deve ser encarada como uma forma acessível aos cidadãos de todas as classes sociais e idades. "Não apenas como uma aplicação financeira igual às demais, mas como uma forma de armazenar recursos para o futuro com segurança e confiabilidade", explicou Mattoso.
Neste ano, a Caixa teve saldo de crescimento de R$ 952,78 milhões nas cadernetas de poupança. O número representa um desempenho superior ao de outros bancos que, juntos, perderam R$ 3,51 bilhões em aplicações na poupança no período de janeiro a outubro deste ano. Em 2003, a Caixa abriu mais de dois milhões de contas.