São Paulo 31/10/2003 (Agência Brasil – ABr) - O público infantil é a nova aposta da Caixa Econômica Federal, que lançou hoje campanha publicitária para mostrar às crianças, seus futuros clientes, a importância de poupar e evitar o desperdício. O objetivo, segundo a Caixa, é rejuvenescer a base de clientes, ampliando a participação da caderneta de poupança no mercado financeiro, principalmente nos grandes centros urbanos. A expectativa é a de que a campanha atraia 500 mil novas poupanças por mês.
Segundo o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, além de capitalizar dinheiro, a campanha, com teor educativo, visa a conscientizar as crianças sobre a necessidade de se economizar os recursos naturais. "Poupar é poupar tudo o que for possível para a melhoria das condições de vida e para assegurar o futuro das novas gerações", disse Mattoso.
Atualmente a Caixa tem 23,4 milhões de contas poupanças ativas, representando um saldo de R$ 43,07 bilhões. Dessas, cerca de 900 mil têm titulares com idades entre zero e quinze anos. Já a maioria, 4,4 milhões pertence a pessoas na faixa etária de 30 a 40 anos.
A campanha pretende mostrar que a poupança deve ser encarada como uma forma acessível aos cidadãos de todas as classes sociais e idades. "Não apenas como uma aplicação financeira igual às demais, mas como uma forma de armazenar recursos para o futuro com segurança e confiabilidade", explicou Mattoso.
Neste ano a Caixa teve saldo de crescimento de R$ 952,78 milhões nas cadernetas de poupança. O número representa um desempenho superior ao de outros bancos, que, juntos, perderam R$ 3,51 bilhões em aplicações na poupança no período de janeiro a outubro deste ano. Em 2003, a Caixa abriu mais de dois milhões de contas.
Flávia Albuquerque