Experiências esportivas brasileiras podem ser levadas para Angola

07/10/2003 - 18h56

Brasília, 7/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os programas sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte brasileiro, como o Segundo Tempo, poderão ser implantados em Angola. O ponto de partida para essa parceria começou a ser discutido hoje entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Juventude e Desporto de Angola.

A diretora de Relações Internacionais do ministério angolano, Josefa de Carvalho, que veio ao Brasil com a missão de diplomatas angolanos, esteve no Ministério do Esporte para conhecer os programas e discutir acordos em diversas áreas, que devem ser assinadas durante a visita do presidente Luiz Inácio da Silva ao país, nos dias 3 e 4 de novembro.

A representante angolana se reuniu com o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Esporte, Luiz Garcia Júnior, e conheceu os projetos desenvolvidos pela pasta como Segundo Tempo, Pintando a Liberdade, Navegar, entre outros. Josefa de Carvalho ficou entusiasmada com o projeto Segundo Tempo, que garante a inclusão social de crianças e jovens por meio da prática esportiva. Ela manifestou interesse em levar o programa ao seu país.

Segundo Josefa, além de Angola, países como Moçambique, África do Sul e Namíbia também estariam interessados em firmar cooperações esportivas com o governo brasileiro. Essas parcerias deverão ser acertadas durante a visita do presidente Lula ao continente africano.

O governo de Angola tem interesse na troca de experiências nas áreas de esporte de alto rendimento; para portadores de necessidades especiais; ciência, tecnologia e infra-estrutura de esporte; informação e documentação esportiva; medicina esportiva; políticas antidoping e para mulheres, além de administração esportiva e inclusão social por meio do esporte.