Empresas devem pensar em estratégias antes de se lançar no mercado, aconselha consultor

07/10/2003 - 19h05

Brasília, 7/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O diretor da consultoria boliviana IPM - Política para Microempresa - Pancho Otero, afirmou hoje que as microempresas devem se preocupar primeiramente com o desenvolvimento de idéias, entre elas a da missão da empresa, antes de voltar a atenção para a política monetária e, até mesmo, o desenvolvimento da economia. Segundo ele, as companhias precisam se ater aos objetivos e saber de que modo a atuação vai interferir na sociedade. Caso contrário, estão fadadas a fracassar. Sugere, inclusive, que os empreendedores criem um projeto-piloto, de modo a servir como uma estratégia para avaliar os erros e mudar a metodologia de trabalho, ainda no curso das atividades.

Otero participou do Terceiro Fórum Internacional de Microcrédito, que termina nesta quarta-feira (8), em Brasília. Nessa segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abriu o seminário, pediu aos banqueiros que fomentem a política de microcrédito, disponibilizando mais recursos para a população de baixa renda.