Radares do Cindacta apontam local da queda do avião de Martinez, diz Viegas

05/10/2003 - 11h44

Brasília, 5/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os radares do Cindacta já detectaram o ponto exato onde caiu na manhã de ontem o avião monomotor do presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez. No entanto as dificuldades de acesso ao local – no morro Parati, próximo ao município paranaense de Guaratuba – e as condiçoes climáticas impediam a chegada do resgate. As informações são do ministro da Defesa, José Viegas Filho, que deixou há pouco o Palácio do Planalto. Ele participou da inauguração de uma exposição em homenagem a Santos Dumont, dentro das comemorações da Semana da Aviação.

Viegas disse considerar o desaparecimento do avião que levava Martinez uma situação "de aflição" e acrescentou que não há notícias de sobreviventes. Além do presidente do PTB, estavam no monomotor dois assessores do parlamentar. Ele explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo informado constantemente pelo Comando da Aeronáutica. E acrescentou esperar "que o episódio sirva de exemplo para que ninguém repita os erros tão freqüentemente cometidos pelos pilotos particulares, de saírem aventureiramente pelo espaço, sem plano de vôo e sem qualquer coordenação. Isso dificulta enormemente os esforços que teriam que ser feitos neste caso, para a recuperação do avião".

Viegas lembrou que o nível de informação a respeito do vôo do monomotor de Martinez era mínimo, pois não havia um plano de vôo. "Isso não se faz, é uma temeridade em que muitas vezes um transporte ou um divertimento são transformados em desastre", advertiu.