Gil se reúne com dirigentes do Bird e pede apoio financeiro para a dinamizar cultura brasileira

26/09/2003 - 22h28

Brasília, 26/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, reuniu-se hoje com dirigentes do Banco Mundial (Bird) para apresentar o Programa de Desenvolvimento da Cultura (Prodecult). Durante o encontro, realizado em Washington (EUA), o ministro explicou os dez pontos do projeto e pediu apoio financeiro para sua implementação no Brasil.

Segundo o ministro, o ponto mais importante do Prodecult é um recenseamento do mercado cultural brasileiro. Gil chamou este item de cartografia das manifestações culturais e ressaltou que ela é importante, porque vai permitir que país invista com mais eficiência em projetos culturais que tenham a inclusão social como meta. "A intenção do programa é integrar o trabalho do Bird às atividades desenvolvidas no ministério", afirmou Gilberto Gil.

O ministro afirmou que a situação de endividamento do país junto a instituições financeiras não se tornará mais aguda com o empréstimo. Demonstrando otimismo, citou o fato do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter permitido a inclusão de cláusulas sociais na renegociação dos acordos com o governo brasileiro

O programa foi entregue ao diretor do Banco Mundial para o Brasil, Vinod Thomas. Ele confirmou que a instituição poderá conceder futuros empréstimos ao país.

Rafael Gasparotto.