Gushiken diz que papel da comunicação do governo é manter viva a esperança da população

04/09/2003 - 13h22

Paula Medeiros
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Luiz Gushiken, disse hoje em palestra no Primeiro Fórum do Planalto, sobre as estratégias de comunicação do governo, que a linha adotada pelo atual governo é a de mostrar as mudanças. "É preciso destacar as ações inéditas do governo e informar à população sobre o que tem sido feito para promover o desenvolvimento do país e a inclusão social".

O papel estratégico da comunicação, segundo o ministro, é manter viva a esperança da população brasileira, "a grande responsável pela eleição do presidente Lula".

Nos primeiros meses do governo, segundo Gushiken, a comunicação se empenhou em mostrar que o presidente estava arrumando a casa, apontando também o social como o carro chefe. "E o programa Fome Zero foi o que mais se destacou" disse.

Segundo Gushiken, o governo Lula tem produzido marcas próprias. "Uma delas é a participação da sociedade na discussão das políticas de governo. Isso acontece no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, um espaço em que representações de diversos setores da sociedade têm voz no governo", observou. A discussão do Plano Plurianual 2004-2007 com representantes da sociedade em todas as capitais do país foi outro exemplo citado por Gushiken. "É preciso buscar cada vez mais espaços para que as consultas públicas se tornem uma característica desse governo", afirmou o ministro.

Sobre a política externa, Gushiken destacou a iniciativa presidente Lula de levar aos fóruns internacionais a idéia de que a inclusão social deve ser tratada não só pelos governos de cada um dos países, mas por organizações internacionais. A busca da unidade da América Latina é outra das prioridades do governo. O Brasil assumiu, segundo o ministro, uma posição de destaque junto aos países vizinhos e tem legitimidade para liderar as negociações de integração.

O fórum, que reuniu cerca de 250 servidores, faz parte do Programa de Capacitação Profissional dos funcionários que trabalham junto à Presidência, desenvolvido pela Casa Civil. Os encontros são realizados a cada 15 dias e os temas a serem abordados decididos pelos próprios servidores que participam do programa.

O secretário-executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, abriu o evento. Ele ressaltou a importância de se promover o aperfeiçoamento constante das pessoas que trabalham junto à Presidência. "A nossa proposta é trazer os servidores para discutir assuntos de interesse da Presidência e que estão sendo debatidos em todo o país. Muitas vezes, um funcionário de um determinado setor não sabe o que está se passando em outro setor da Presidência", disse.

Segundo Swedenberger, é preciso haver uma socialização do que é feito em cada uma das áreas da presidência para que seja possível agregar conhecimento e melhorar o desempenho dos servidores.