Brasília, 27/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Espírito Santo e Rio de Janeiro foram os estados que registraram as maiores taxas de homicídios dolosos do país em 2002. A informação é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que divulgou hoje o mapa da criminalidade no país. De acordo com a pesquisa, em 2001 foram registradas 1.598 ocorrências no Espírito Santo. No ano passado, o número subiu para 1.765. Santa Catarina e o Rio Grande do Norte apresentaram as menores taxas de homicídios dolosos do país.
Os dados para a pesquisa foram enviados pelas Secretarias estaduais de Segurança Pública e do Distrito Federal. Pernambuco é o único estado que não aparece no mapa, porque não concluiu o levantamento. O estudo revelou ainda que a maioria dos estados apresentou taxas de lesão corporal mais elevadas que as de homicídio. O Amapá lidera o ranking: 1.210 lesões corporais para cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar, aparece outro estado da região Norte, o Acre.
O Distrito Federal apresentou o maior número de roubos, com 23.761 casos. Seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na pesquisa, o seqüestro apresentou os índices mais baixos. Em geral, eles não ultrapassam de uma ocorrência para cada grupo de 100 mil pessoas. Segundo a SENASP, apesar dos baixos números, o crime é um dos que mais assusta a população. As regiões Norte e Nordeste tiveram a menor incidência do crime no ano passado. (Carolina Pimentel)