Rio, 27/06/2003 (Agência Brasil – ABr) – O governo não pretende acabar com a violência com um único tiro de canhão, afirmou hoje, no Rio, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Ele reafirmou a responsabilidade do governo federal na área de segurança pública e previu que até o final de agosto esteja concluída a adesão de todos os estados ao Sistema Único de Segurança Pública. Na próxima semana, Thomaz Bastos assinará convênios de adesão ao SUSP com os governos de todos os estados da Região Norte.
"O que nós temos são varias medidas que estão sendo tomadas desde o primeiro dia do governo. O que é preciso, volto a repetir, é que o problema de segurança pública é de responsabilidade nossa, do governo federal. Não é responsabilidade dos governos passados, sejam quais forem os erros que eles tenham cometido, nem é da responsabilidade exclusiva dos governos estaduais. Quem dá o rumo, quem dá o Norte, quem dá o grande planejamento é o governo federal e nós não abdicamos dessa prerrogativa".
O ministro da Justiça participou hoje de solenidade de apresentação e demonstração de equipamentos adquiridos pela Polícia Federal, por meio de convênios com os governos da Alemanha e França. (Nielmar de Oliveira)