Seminário discute alternativas para ampliar empregos para portadores de deficiência

18/06/2003 - 16h47

Recife, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Alternativas para a colocação de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho serão debatidas a partir de hoje até sexta-feira (20) na capital pernambucana, durante seminário promovido pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, que vai reunir participantes das cinco regiões do país.

A solenidade de abertura do evento, que está programada para as 19h, no Hotel Manibu, em Boa Viagem, será presidida pelo secretário estadual de Cidadania e Políticas Sociais, João Braga, e o delegado regional do Trabalho, Jorge Peres. O consultor do Programa Brasil, Gênero e Raça, do Ministério do Trabalho, Manoel Veras, fará palestra amanhã sobre programas e ações de inserção da pessoa deficiente no sistema produtivo.

De acordo com Manoel Aguiar, superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, dos dois milhões de deficientes economicamente ativos do Brasil, apenas 200 mil estão empregados oficialmente. Ele disse que a idéia do seminário é elaborar um documento contendo sugestões que contribuam para reduzir os obstáculos e que ampliem as oportunidades de emprego para os portadores de deficiência.