Rio, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Superintendência Regional do Rio de Janeiro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está definindo hoje propostas para a formulação de anteprojeto do Plano Regional de Reforma Agrária, depois de dois dias de seminário realizado na sede do órgão. As questões ainda passarão por um debate, antes da redação final do Plano, que terá que ser aprovado em plenário.
O seminário Regional de Reforma Agrária, iniciado ontem (17), reúne mais de 100 pessoas, entre representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, universidades e movimentos sociais, e é uma continuidade do encontro realizado nos dias 10 e 11 de abril, quando foram definidas as áreas prioritárias para a reforma agrária no estado, envolvendo 22 municípios das regiões Norte e Sul. Nesse encontro também foram criados oito grupos temáticos que trabalharam durante o mês de maio na elaboração da metodologia do Plano.
O Plano Regional de Reforma Agrária do Estado do Rio de Janeiro integrará o Plano Nacional do setor e ainda será debatido no Fórum Nacional sobre o PPA-2004/2207, que será realizado no Rio de Janeiro em 22 de julho.