Líder do PT acredita na queda dos juros

18/06/2003 - 11h20

Brasília, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABR) - O líder do PT na Câmara, deputado Nelson Pelegrino (BA), acredita que os atuais indicadores econômicos darão ao Comitê de Política Monetária (Copom) condições de decidir, na reunião de hoje, pela queda dos juros. Ele lembrou, no entanto, que a política de juros é parte do contexto geral da economia. "Não é possível reduzi-los sem investir na reorganização da infra-estrutura do país", afirmou Pelegrino.

Pelegrino baseou-se nas informações passadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, durante café da manhã realizado na casa do presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Todos os líderes governistas estavam presentes. Dirceu citou a redução da dívida pública de R$ 800 bilhões, no ano passado, para os atuais R$ 620 bilhões. Referiu-se, ainda, à projeção de inflação de 30% , mas que, hoje, está em 7,5%.

O líder do PT disse, ainda, que a reunião dos líderes serviu para reforçar o apoio da base governista à reforma da Previdência. "Ela vai permitir o aprofundamento do equilíbrio fiscal e a viabilidade da previdência agora, e para daqui a dez anos".