Gil reforça importância de preservar e recuperar o patrimônio histórico

18/06/2003 - 19h08

Porto Alegre, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Até que ponto temos consciência da importância do nosso patrimônio histórico, e de como ele foi sendo construído ao longo das várias fases da história das nossas cidades e dos nossos estados?" A pergunta foi feita pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, em Porto Alegre, durante a inauguração das obras do Pórtico do Cais do Porto Mauá, no Rio Guaíba. O monumento, que já foi o cartão postal da entrada da cidade e tombado pela União em 1983, foi restaurado com o apoio do Governo Federal através do Programa Monumenta do Ministério da Cultura, entre outubro de 2002 e maio deste ano.

O próprio ministro respondeu a pergunta, animado com a presença da comunidade porto-alegrense. "Não poderemos fazer nada pelo futuro de nossos filhos se não tivermos respeito profundo por aquilo que nos legaram nossos pais", afirmou Gil, destacando os vários trabalhos de restauração e recuperação do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul que inaugurou desde segunda-feira no Estado.

Presente na cerimônia, o coordenador nacional do Programa, Marcelo Ferraz, disse que a obra do pórtico, construído em 1822, servirá de arrancada do Monumenta no Rio Grande do Sul e que o portal deve resgatar o relacionamento da comunidade com as águas do Rio Guaíba.