Consultor da Tendências vê sinais de novas reduções dos juros nos próximos meses

18/06/2003 - 16h49

São Paulo, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho de Política Monetária (Copom) confirmou hoje as expectativas da maior parte mercado ao reduzir a taxa Selic (taxa básica de juros da economia) em 0,5 ponto percentual, para 26% ao ano. A decisão representa uma boa sinalização e o impacto exato só poderá ser sentido a partir da reação da sociedade à queda. A análise é do economista Fernando Monteiro, da consultoria paulistana Tendências.

"Mais importante do que a queda de meio ponto da Selic, que, em si, é muito pequena, é o sinal que o Banco Central está dando", disse, acrescentando que "é o início de um processo de redução da taxa de juros feito com credibilidade, com fundamento".

Para Monteiro, a decisão do Copom está bem fundamentada na conjuntura da economia brasileira, que apresenta atualmente níveis "pré-crise" para indicadores como taxa de câmbio, risco país, taxas de inflação e taxas futuras de juros. "Estamos voltando para a normalidade e a política monetária está refletindo isso", disse o economista.