Aumentam tarifas de energia em Nova Friburgo (RJ) e parte de Minas Gerais

18/06/2003 - 19h39

Brasília, 18/06/2003 (Agência Brasil - ABr) - Duas empresas distribuidoras de eletricidade do Sistema Cataguazes foram autorizadas a reajustar seus preços pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Companhia de Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (Cfcl), que atende parte do estado de Minas Gerais, aumentará o preço médio de suas tarifas em 7,97%. Já a Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf), que atua principalmente o município de Nova Friburgo, aumenta suas tarifas em 4,9%. Esse valor ficou acima do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), acumulado dos últimos 12 meses (junho de 2002 a maio de 2003), que é usado no setor energético.

A Aneel informou que as duas empresas estão mudando o tipo de contrato, que antes era comprada de diversos geradores. Agora ela está utilizando energia da usina termoelétrica de Juiz de Fora, que também pertence ao Sistema Cataguazes. A energia da usina é mais cara e integra o Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT), criado pelo governo federal em 2001.

A substituição de contratos estava prevista na legislação e deve ocorrer em média 25% de troca ao ano. Os percentuais de 2,9% e de 7,9% foram instituídos pela Lei 10.438/02 para recompor as perdas de receita que as distribuidoras tiveram durante o racionamento e que já estavam sendo cobrados nas tarifas dos consumidores. Eles continuarão a incidir sobre as novas tarifas das duas concessionárias.