Brasília, 29/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Tocando violão, o cantor Moraes Moreira apresentou, hoje, o xote "Indagações de um Analfabeto" ao ministro da Educação, Cristovam Buarque. Os direitos da música foram doados ao MEC para que ela seja usada nas campanhas do programa Brasil Alfabetizado.
A letra foi criada para um cordel escrito com o irmão Zé Walter, no ano passado. Musicada há menos de 20 dias, Moraes contou que correu para gravá-la a tempo de presentear o ministro com a composição ao vir a Brasília, para um show realizado ontem. Essa foi a maneira que ele encontrou para colaborar com o que ele considera prioridade.
"Acho que têm várias questões no Brasil que eu gostaria, com a minha música, de prestar uma contribuição, mas essa, sem dúvida, é prioritária. No que eu puder ajudar, estarei aí", disse.
Moraes disse que viu no programa a oportunidade de "conscientizar as pessoas de uma maneira sutil e dançante" sobre a importância de saber ler e escrever. E se propôs, ainda, a fazer um videoclipe para que a música não fique restrita à comunicação institucional, podendo ser exibida na mídia em geral, como a MTV, emissora com um público formado, principalmente, por jovens.
Para o ministro, a iniciativa do artista era o que faltava para o Brasil Alfabetizado avançar definitivamente. "As campanhas só pegam no país quando algum poeta transforma aquela mensagem de político, de técnico, na mensagem do sentimento, do amor. Agora já temos o nosso poeta", comemorou Cristovam.
Depois de ouvir a canção, Cristovam disse que ela já se transformou no hino do Brasil Alfabetizado. O encontrou acabou virando um acontecimento no ministério. Moraes foi acompanhado por um coro improvisado pelos funcionários do MEC. Depois teve que atender o pedido de um fã especial. Cristovam pediu para ouvir "Meninas do Brasil", sua música preferida do cantor.