Rio,10/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de estado de Saúde, Leôncio Feitosa determinou a interdição, suspensão da venda e consumo do sorvete sabor morango, marca Fribourg, fabricado em 25 de outubro deste ano e com validade até 25 de abril do ano que vem. Amostra do produto analisada em laboratório apresentou resultado insatisfatório quanto à rotulagem e aos ensaios de pesquisa de corantes artificiais.
Outro produto proibido foi o lote 07/2002 do sal refinado e iodado, marca Salmonete, fabricado em primeiro de julho deste ano e validade até julho de 2004. O sal é produzido por Refimonete – Refinaria Salmonete, localizada em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A amostra do produto apresentou baixo teor de iodo, obrigatório neste tipo de alimento.
Também foi proibido o sal iodado refinado de mesa e cozinha, marca Marlin, com data de validade até 15 de abril de 2004. O alimento é fabricado pela Companhia Nacional de Álcalis, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Na análise do produto realizada pelo laboratório Noel Nutels foi encontrada presença de fragmentos rochosos, como areia e terra.