Brasília, 10/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O vice-presidente Marco Maciel, no exercício da Presidência da República, afirmou hoje que o Brasil está acertando os últimos detalhes para a assinatura de um acordo de livre comércio entre o Peru e os países integrantes do Mercosul. Segundo Marco Maciel, a expectativa é que os governos brasileiro e peruano se reunam até o final de dezembro para concluir as negociações, que estão sendo realizadas com base no Acordo Quadro, firmado na última sexta-feira, em Brasília, durante a vigésima terceira Reunião do Conselho do Mercado Comum do Sul.
O Acordo Quadro permite o desenvolvimento de negociações bilaterais entre os países membro do Mercosul e da Comunidade Andina, até que uma zona de livre comércio seja criada definitivamente. Marco Maciel lembrou que a negociação para criação do acordo foi intensa e se estendeu pelos últimos seis meses, enquanto Brasil e Bolívia ocupavam a presidência dos dois blocos econômicos sul -americanos.
Segundo Marco Maciel, a assinatura do primeiro acordo de cooperação envolvendo o Mercosul e um país andino é um importante passo rumo integração continental, o que fortalecerá a posição dos países sul-americanos na busca de soluções para grandes questões como emprego, pobreza, exclusão social e reciprocidade de interesses econômicos. O vice-presidente destacou ainda que a união dos dois blocos é fundamental para a conquista de maior poder de negociação internacional frente à questões como a criação da Área Comum de Livre Comércio das Américas (Alca) e o relacionamento comercial com outros blocos, como a União Européia e a Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.