Integração libera recursos para plano de emergência na Baixada Fluminense

10/12/2002 - 15h54

Rio, 10/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conseguiu, do Ministério da Integração Nacional, R$ 1,5 milhão para a execução de um plano de emergência para inundações e desabamentos causados pelas chuvas de verão. Com os recursos, serão dragados os 15 principais rios, canais e valões do município, dentro do plano emergencial das secretarias de Planejamento e Obras. Para atender a todas as regiões do município, a prefeitura estima que seriam necessários R$ 8,6 milhões.

No verão passado, as chuvas mataram nove pessoas em Duque de Caxias e foi preciso decretar situação de emergência na cidade. O município de Petrópolis, na região serrana também foi muito atingido. A situação fez, na época, com que o presidente Fernando Henrique Cardoso visitasse os municípios e prometesse ajuda da União.

O plano emergencial aprovado pelo governo federal para Duque de Caxias prevê obras emergenciais de dragagem dos 15 principais rios da região, canais e valões. O objetivo é fazer a restauração dos fluxos desses canais e valões que se encontram totalmente assoreados.