Instituto Histórico presta homenagem ao centenário de Pedro Calmon

10/12/2002 - 11h16

Rio, 10/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro comemora amanhã e quinta-feira o centenário de Pedro Calmon, que presidiu a instituição por 19 anos. Na programação, missa, seminário, exposição de documentos, lançamentos de livros, distribuição de medalhas e inauguração de placa comemorativa. Pedro Calmon Moniz de Bittencourt (1902-2002) foi ministro da Educação no Governo Dutra, professor, escritor, historiador e reitor da Universidade do Brasil, agora Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O programa começará amanhã com missa na Igreja da Ordem 3ª de Nossa Senhora do Monte do Carmo, às 11 horas, celebrada pelo cardeal D. Eugênio Sales. Às 15 horas, na sede do Instituto, será aberto o seminário que promoverá mesas-redondas, sempre na parte da tarde, até quinta-feira, com temas como "Pedro Calmon homem público"; "Pedro Calmon e a literatura"; "O Olhar genealógico em Pedro Calmon"; "O Rio Grande do Sul na obra de Pedro Calmon"; "Pedro Calmon historiador militar" e "Pedro Calmon orador".

A exposição documental "Pedro Calmon : 100 anos" será inaugurada às 18h30m, após o encerramento do seminário, seguida pelo lançamento dos livros de Pedro Calmon, editados pelo Conselho Editorial do Senado Federal, entre eles: História da civilização brasileira, História social do Brasil e Segredos e revelações da História do Brasil, sendo este último formado por textos publicados semanalmente pelo autor na Revista "O Cruzeiro", de 1960 a 1969.