FHC encerra viagem aos EUA com um discurso na ONU

10/12/2002 - 7h06

Nova Iorque (EUA), 10/12/2002 (Agência Brasil – ABr) – O presidente Fernando Henrique Cardoso despediu-se na noite de ontem da comunidade internacional, ao discursar na entrega do prêmio Mahbub ul Haq, oferecido pelas Nações Unidas por sua contribuição ao desenvolvimento humano no Brasil. Em sua última viagem internacional como presidente, Fernando Henrique disse que deixa o governo com a consciência tranqüila, por ter feito todos os esforços possíveis para melhorar a qualidade de vida da população mais carente do país.

Ao discursar para uma platéia formada por representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente disse estar confiante com a atuação de Lula no comando do país. Na sua opinião, sob a liderança de Lula o Brasil vai continuar avançando e terá novos ganhos sociais. "Tenho confiança que assim será", enfatizou.

O presidente reiterou que, mesmo com os avanços registrados nos últimos anos, o futuro governo terá que se empenhar para implementar medidas que garantam melhores condições de vida à população. Segundo ele, "o copo está cheio pela metade", e a outra metade ainda está vazia. Para o presidente, as tendências pessimistas às vezes prevalecem no Brasil, mas o apelo da justiça social deve continuar a ser ouvido cada vez mais forte, sem perder a civilidade.

FHC passa o dia nesta capital, embarcando de volta ao Brasil às 21h30.