Divulgação da língua portuguesa será tema de seminário no Rio

10/12/2002 - 17h44

Brasília, 10/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O seminário "Várias pátrias, uma língua", para divulgação da língua portuguesa, será realizado nos próximos dias 12 e 13, no Rio de Janeiro, com representantes dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A promoção é dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Cultura e Educação.

"Há um crescente interesse da língua portuguesa no mundo", afirmou o diretor-geral do Departamento Cultural e de Divulgação do Ministério das Relações Exteriores, ministro Luiz Fernando Ligiéro, ao falar ao programa NBR Entrevista. De acordo com o MRE, o seminário é bastante importante para o Brasil, que tem a maior população lusófona do mundo.

O diretor-geral disse que o ministério "tem uma tarefa importante de ensino da língua portuguesa e da civilização brasileira no exterior". Há centros de estudos, institutos e escolas de línguas (uma espécie de rede de ensino da língua portuguesa e da civilização brasileira) no exterior. Citou revistas, vídeos e livros do MRE lançados no Brasil e no exterior que tratam de temas da política externa brasileira, entre outros.

Segundo Ligiéro, Portugal também tem uma rede de ensino da civilização, cultura e da língua portuguesa. "Estamos juntando esforços para divulgar melhor o português no exterior", disse.
O ministro também lembrou que semana passada, durante a Cúpula do Mercosul, nesta capital, o Departamento Cultural e de Divulgação do MRE realizou a 1ª Mostra de Cinema dos Países do Mercosul. Sete filmes do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai foram exibidos.

A iniciativa insere-se no chamado "Mercosul Cultural", que tem sua face institucional nas reuniões periódicas dos ministros da Cultura do Mercosul. De acordo com o ministro Ligiéro, o Festival foi um sucesso de público. "A integração cultural é a base dos outros aspectos da integração", disse. Em 2003, será realizada a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. O evento tem o apoio do MRE.

O ministro informou, ainda, que dia 17 próximo será relançada a homepage do Ministério, que já pode ser acessada no endereço eletrônico www.mre.gov.br