Brasil e Estados Unidos terão agenda comum a partir de janeiro, diz Lula

10/12/2002 - 13h16

Washington, 10/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Uma agenda comum a ser implementada entre Brasil e Estados Unidos a partir de janeiro de 2003 foi um dos pontos discutidos no encontro do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente norte-americano, George W. Bush. A data para implementação da agenda coincide com a realização reunião de cúpula na qual os dois governos discutirão problemas de interesse do Brasil e dos Estados Unidos.

A informação foi transmitida por Lula na entrevista que concedeu depois do encontro com o presidente norte-americano. Ele disse que está convencido de que as relações do Brasil com o mundo serão mais ousadas, não só do ponto de vista econômico, mas político e cultural.

Segundo Lula, as relações entre o Brasil e os Estados Unidos são importantes e não podem se ater à política comercial. Ele disse que o país tem interesse de aprofundar efetivamente as relações com os Estados Unidos e os demais países americanos, para manter a paz, combater o narcotráfico e diminuir os problemas sociais no continente.

Lula considerou positiva a conversa com Bush, e disse que percebeu a disposição do presidente norte-americano de manter um "relacionamento mais profícuo" com o Brasil. "Como temos interesse de aprofundar essas relações, vamos tratar essas questões com muito carinho", afirmou.

O programa Fome Zero também foi tema da conversa. Segundo Lula, Bush demonstrou claramente sua solidariedade e a vontade de definir uma política de apoio ao projeto. Para Lula, é importante que o governo norte-americano contribua no sentido de facilitar a abertura de linhas de financiamento ao Brasil.