Sardenberg inaugura laboratório de radiofármacos no Rio

09/12/2002 - 18h45

Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil – ABr) - Será inaugurado no próximo dia 12, o Laboratório de Produção de Radiofármacos PET do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), José Mauro Esteves, do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Lessa, e da deputada federal Jandira Feghali.

A nova instalação do IEN será dedicada à produção do radiofármaco fluordesoxiglicose (FDG), uma molécula de glicose, que é o principal combustível das células do corpo humano, marcada com um átomo de flúor radioativo, o radioisótopo emissor de pósitrons F-18.

A FDG é uma das mais avançadas ferramentas para diagnósticos médicos de alta precisão em oncologia, cardiologia e neurologia. Seu par de detectores de radiação são posicionados a 180º, proporcionando uma resolução de imagem melhor que qualquer outro método em medicina nuclear. Os melhores resultados desse radiofármaco são obtidos nos aparelhos PET (sigla em inglês para tomografia por emissão de pósitrons).

O Laboratório também é equipado com um novo acelerador de partículas do tipo Cíclotron RDS111, que junto ao modelo CV-28 e ao módulo IBA de síntese de FDG,proporcionará ao IEN condições de produzir flúor suficiente para atender a demanda do Rio de Janeiro.