Problemas internacionais não justificam os problemas internos, diz FHC

09/12/2002 - 18h50

Nova York, 9/12/2002 (Agência Brasil – ABr) – O presidente Fernando Henrique ressaltou há pouco, durante discurso na entrega do prêmio Mahbub ul Haq, pelas Nações Unidas, que os problemas internacionais e a noção de subdesenvolvimento não podem ser utilizados para justificar os problemas brasileiros.

Na opinião do presidente, o foco foi modificado durante o seu governo: do subdesenvolvimento para a injustiça. "Era tempo de enfrentarmos nossas próprias responsabilidades e colocar a casa em ordem, ao menos no que estivesse ao nosso alcance", afirmou. Ele admitiu que as turbulências internacionais e as regras duras do mercado financeiro - como o protecionismo dos países mais ricos - dificultam o crescimento brasileiro.

Mas, enfatizou, o controle da inflação foi essencial para que o país conseguisse melhorar seus indicadores sociais. "A inflação é um imposto sem representação. É uma forma não democrática de taxação, dirigida contra os pobres, contra os desprotegidos pela indexação ou pelos diversos arranjos financeiros aos quais tinham acesso a classe média e os mais ricos", afirmou.